Fortaleza 290 anos

13 de Abril é um dia muito especial para todos os fortalezenses, pois a capital no estado do Ceará celebra seu aniversário. E hoje ela está completando 290 anos. Ainda é uma criança!

Várias versões para a origem da capital são contadas até hoje. Algumas até comentando que Fortaleza tem muito mais que 290 anos, pois outras expedições atracaram bem antes do “descobrimento oficial” dito nos livros de história. Acreditam que os navegadores espanhóis Vicente Yáñez Pinzón e Diego de Lepe desembarcaram na costa cearenses ante mesmo da viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500. Tal episódio, contudo, não pôde ser levado em consideração no processo de formação da cidade de Fortaleza, pois não houve posse nem ocupação da terra, devido ao Tratado de Tordesilhas de 1494.

O início da ocupação do território que viria a ser Fortaleza se deu entre os anos de 1597 e 1598. Nesse período, um ramo da etnia potiguara, a qual vivia na região em que hoje está localizado o Forte dos Reis Magos em Natal – RN, migraram e se estabeleceram as margens dos Rios Cocó e Ceará.

Em 1603, os portugueses comandados por Pero Coelho de Souza iniciaram o processo de conquista e colonização da região, chegando a levantar o Fortim de São Tiago e nomeando o povoado ali criado. Só que devido a seca de 1605-1607 e da resistência indígena, essa primeira tentativa portuguesa de conquista do então Siará Grande resultou em fracasso.

Em 1613, Martin Soares Moreno, conhecido por ser um bom articulador entre a comunidade indígena, conseguiu se instalar e reformou o forte e o nomeou Forte São Sebastião, sendo considerado por alguns historiadores como o Fundador do Ceará, pois conseguiu tomar posse das terras pela Coroa.

Em 1631, a tentativa de tomada do Forte pelos holandeses não teve êxito novamente devido à mais uma ação conjunta entre os lusos e os índios potiguara. Seis anos mais tarde, houve uma outra tomada pelos holandeses, se firmando até 1644, onde o Forte São Sebastião foi destruído pelo povo indígena e os rebeldes portugueses.

Em 1649, uma nova expedição holandesa comandada por Matias Beck chegou a terras cearenses e com uma boa articulação com o povo indígena, eles conseguiram se instalar e construir o Forte Schoonenborch, o qual é considerado o marco inicial da história da cidade de Fortaleza. Os holandeses conseguiram se fixar até o anos de 1654, quando foram novamente expulsos em definitivo pelos índios e portugueses, levando eles a rebatizarem para Forte de Nossa Senhora da Assunção, atualmente considerada a 10 Região Militar de Fortaleza.

fortaleza_1649

Em 13 de abril de 1726, o povoado do forte foi elevado à condição de vila, tornando-se a segunda do estado.

1726

Em 1799, a Capitania do Ceará foi desmembrada da Capitania de Pernambuco e Fortaleza foi escolhida capital.

Finalmente em 1823, Dom Pedro I transformou a vila em cidade de Fortaleza de Nova Bragança.

1823

Como um bom fortalezense que sou e apaixonado pela capital do Ceará, desejo que venham muitos anos de história e desenvolvimento para essa capital linda e considerada destino para as férias de todo o brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *